Ballagro
Ballagro
Como economizar água na agricultura

Como economizar água na agricultura

Postado em dia 22/Maro | 412 visualizações

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Água, data importante para refletir como fazemos o uso deste recurso natural tão importante para nossa vida e trabalho. Afinal, sem ela, como vamos sobreviver e ter produtividade?

Pensando nisso, listamos abaixo algumas práticas para economizar água na agricultura. Conheça:

Irrigação por gotejamento

Nesta técnica a água é aplicada por meio de gotas através de tubos dispostos ao longo das plantações. Algumas das vantagens deste processo são: a conservação do solo, incremento da produtividade e até redução do uso de fertilizantes.

Plantio Direto

Ideia muito difundida no Brasil, o planto direto consiste em manter a palha e demais restos vegetais de outras safras no solo; A palha retém a água e previne a erosão do solo, contribuindo tanto para a econômica de água quanto para a conservação da terra.

Barragens subterrâneas

As barragens têm como objetivo represar a água da chuva para depois utiliza-la na lavoura. Para este método, escava-se um buraco até o subsolo, forrando com uma lona de plástico e fechando novamente logo depois. Dessa forma, é criado um armazenador de água, que irá escorrer por debaixo da terra, mantendo-a úmida.

Telas de proteção

Durante o verão, quando a exposição do sol é mais longa e, consequentemente, mais quente, ocorre mais ressecamento das plantas, exigindo mais irrigação. O uso de telas permite justamente o controle da entrada de radiação, deixando o solo úmido e as plantas hidratadas por mais tempo. Porém, é importante ressaltar que esta prática é recomendada para pequenas e médias plantações.

E aí, gostou das dicas? Você já utiliza alguma? Comente conosco. 


TAGS

Dia Mundial da Água, Economizar, Agricultura

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar sobre esse POST!