Ballagro
Ballagro
6 curiosidades sobre o café

6 curiosidades sobre o café

Postado em Feiras dia 24/Maio | 361 visualizações

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Café, e por causa dessa data importante tanto para a agricultura quanto para quem adora um cafezinho, elencamos 6 curiosidades sobre uma das bebidas mais consumidas no mundo.

1. Foi em 1727 que aconteceu a primeira plantação de café no Brasil, no Estado do Pará, a partir de uma muda trazida da Guiana Francesa por Francisco de Melo Palheta, um militar, capitão-tenente da guarda-costas e desbravador brasileiro.

2. O Brasil se tornou o maior exportador de café em 1860, quando produziu 26 milhões de sacas.

3. O primeiro “Rei do café” conhecido no mundo foi o pai de Santos Dumont. Inclusive, todos os experimentos  realizados com o avião 14 BIS foram custeados pela venda do café.

4. Na safra 2015/2016, o café brasileiro foi consumido em 127 países. Os EUA lideram o ranking de países que mais importam o nosso café. Depois, vem Alemanha e Itália.

5. Os 3 maiores produtores de café são, na ordem, Brasil, Vietnã e Colômbia.

6. O café mais caro do mundo é produzido na Ilha de Bali, Indonésia, e se chama Kopi Luwak ou Café Civeta. A bebida é fabricada a partir das fezes da civeta, um mamífero que ingere os grãos e libera ácidos e enzimas sobre o fruto antes de expeli-lo com as fezes; se trata de um processo que garante fermentação natural. A bebida, por fim, fica com zero acidez e pouco amargor. O quilo do Kopi Luwak é vendido por um preço médio de US$400,00 no mercado americano.

E então, gostou das curiosidades? Compartilhe com os apaixonados pela bebida!


TAGS

Café, Dia Nacional do Café, Kopi Luwak

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar sobre esse POST!