Ballagro
Ballagro
5 motivos para comemorar o Dia do Agricultor

5 motivos para comemorar o Dia do Agricultor

Postado em Feiras dia 28/Julho | 153 visualizações

Agricultor: profissional que está constantemente presente na nossa rotina e é agente de um movimento de transformação na agricultura. Hoje é Dia do Agricultor, e elencamos alguns importantes motivos para todos comemorarem essa data, além,claro, de agradecer pelo seu trabalho. 

1. Movimenta a economia do país

O PIB da agricultura e agropecuária representa 5% do PIB brasileiro. Isto não é pouco, sem contar que a atividade movimenta diversos outros setores, chegando a influenciar em 22% do PIB. Movimenta setores como o de transporte, exportação, máquinas e equipamentos, tecnologia etc. E outro dado interessante: em 2016, dos 10 produtos mais exportados pelo Brasil, 7 eram agrícolas.

2. É referência mundial

É o 3º maior exportador do planeta e possui a 4ª maior superfície agrícola do mundo. De acordo com a OMC (Organização Mundial do Comércio), o Brasil corresponde a 5,1% do fornecimento mundial de produtos agrícolas e é líder na venda de açúcar, suco de laranja e café. Quanto à produção, o Brasil é classificado como o 2º maior produtor mundial de soja, por exemplo, segundo a USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos)

3. Boa refeição à mesa

Se você já tomou café da manhã hoje e ainda fará todas as refeições do dia, o trabalho do(a) agricultor(a) tem grande responsabilidade nisso. O pãozinho, o arroz com feijão, a cerveja no fim de semana: tudo passou pelas mãos dele(a).

4. Geração de empregos

Como comentamos no primeiro item, a atividade agrícola movimenta diversos setores e isso, consequentemente, acaba gerando uma série de empregos em várias áreas. Algumas são, além da própria profissão de Agricultor: Agrônomo, Técnico Agrícola, Operadores de Máquinas Agrícolas, Pesquisadores, Revendedores etc.

5. Muito antes de você nascer, o ato de cultivar já existia

É impossível afirmar com exatidão quando a agricultura surgiu. Alguns pesquisadores dizem que o ato de cultivar começou em vários lugares de maneira isolada. Outros dados nos contam que por volta de 8.500 AC, os humanos começaram a plantar grãos na região do Crescente Fértil (onde hoje ficam Egito, Israel, Turquia e Iraque). Em todas as situações, devemos reconhecer que a atividade agrícola mudou a forma de viver e enxergar, causando enormes transformações. E, hoje, a atividade continua evoluindo por meio de novas tecnologias, pesquisas e técnicas.   


TAGS

Dia do Agricultor

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar sobre esse POST!