Ballagro
Ballagro
Mulheres conquistam espaço no campo e ocupam 30% dos cargos de comando

Mulheres conquistam espaço no campo e ocupam 30% dos cargos de comando

Postado em Notícias dia 31/Janeiro | 526 visualizações

Os últimos anos não foram apenas de aumento na produtividade e do uso da tecnologia no campo. Ele também ficou mais feminino. Uma em cada três propriedades rurais no Brasil tem mulheres ocupando funções de comando – há cinco anos, elas representavam 10%. Quando não são as principais responsáveis pelas propriedades, elas atuam como administradoras, dividem as atividades com alguém da família ou estão sendo preparadas para assumir essas funções.

Os dados são de uma pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), que antecede o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deve ficar pronto este ano. O levantamento foi feito ao longo de 2017, com 2.090 agricultores e 717 pecuaristas de 15 estados.

Com o aumento do uso da tecnologia no campo, a força física não é mais uma barreira para muitas atividades, de acordo com Ricardo Nicodemos, coordenador da pesquisa da ABMRA, em entrevista para o jornal O Estado de São Paulo. As mulheres estão se preparando mais para assumir as funções. Uma em cada quatro tem formação superior. Entre os homens, um em cada cinco.

“Essa nova dinâmica do agronegócio faz com que as mulheres ganhem destaque. Embora os homens sejam a maioria dos entrevistados, para 81% dos agricultores e pecuaristas, a participação delas é vital ou muito importante”, diz Nicodemos.


TAGS

Mulheres, Agronegócio

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a comentar sobre esse POST!





ABC Bio ATENÇÃO: Estes produtos são perigosos para a saúde humana, animal e ao meio ambiente. Leia atentamente as instruções contidas nos rótulos, nas bulas e nas receitas. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual. Nunca permita a utilização dos produtos por menores de idade. Faça o Manejo Integrado de Pragas. Descarte corretamente as embalagens e restos dos produtos. Uso exclusivamente agrícola.
CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.
VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO.